Familiae Trab
Este trabalho tem como objetivo trazer uma discussão reflexiva a respeito da família, de seu modo de vida e de sua participação na sociedade contemporânea.
Abordará as seguintes questões:
-A Divisão Social do trabalho
-As relações familiares na contemporaneidade
-Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX.
2 DESENVOLVIMENTO
A reestruturação produtiva intensificou-se na Região Metropolitana de São Paulo a partir de 1990 e teve por principais consequências, ate 1994 o aumento do desemprego, a precarização das relações de trabalho, mudanças na inserção dos diferentes componentes da família no mercado de trabalho e deterioração da renda familiar. As alterações na relação família-trabalho relacionadas as transformações das atividades econômicas e a possível influencia destas na mudança das relações hierárquicas na família. A questão levantada por Lautier, é saber se, e a partir de que momento, a família como consequência das politicas de ajuste, cessará de cumprir os papéis que a muito vem sendo obrigada a desemprenhar, como os de atenuar a carência de politicas sociais por parte do estado e acolher os desempregados mais ou menos invisíveis socialmente. Sinais desses limites já estão dados na Grande São Paulo com o empobrecimento crescente das famílias, o crescimento do numero de “meninos de rua” , bem como de moradores adultos de rua, e o aumento da violência, correspondendo às previsões de Lautier.
Uma das principais questões que se pretende responder é como as transformações recentes na economia e no mercado de trabalho se manifestam nos arranjos familiares de inserção e quais as possíveis conseqüências destas na mudança das relações hierárquicas na família e nas condições de sua sobrevivência. Uma das principais questões que se pretende responder é como as transformações recentes na economia e no mercado de trabalho se manifestam nos arranjos