Familia e sociedade
FAMÍLIA E SOCIEDADE
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Professora: Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho
Alunos:
O Assistente social na família
A historia do serviço social surge com os problemas sociais vivenciados principalmente pelas famílias da sociedade levando o assistente social a buscar formas de atendimentos mais eficazes.
Historicamente, a família sempre esteve inserida na área de atuação do serviço social porem na maioria do serviço ela vem sendo contemplada de maneira fragmentada.
Ou seja, cada integrante da unidade familiar é visto de forma individualizada, descontextualizada e portador de um problema.
Tendo em vista tal circunstância um dos grandes desafios da profissão é a busca de métodos, para trabalhar a família como um grupo com necessidades próprias e únicas.
Em meio a tantas transformações sofridas pela família hoje vivenciamos um modelo em sua grande maioria com relações fragmentadas e como conseqüência desta falta de afeto, limites e vínculos vemos um crescente numero de pessoas vivendo as margens da sociedade.
O portador de tal problema é visto individualmente quando na verdade os problemas sociais vivenciados tiveram seu inicio dentro de um âmbito familiar, assim fazemos uma reflexão sobre a contribuição do serviço social no trabalho com a família, entendendo a necessidade de buscar a contextualização da profissão diante dos desafios a ela inerentes tendo em vista as rápidas transformações pelas quais as famílias, a sociedade vêem enfrentando.
Quando temos coragem de romper com visões moralistas e preconceituosas das famílias (diante dos modelos contemporâneos como, por exemplo, a união de homossexuais) abrindo espaço para o dialogo, livres da discriminação e preconceitos nosso comprometimento gera resultados transformadores.
Assim o profissional do serviço social com característica pró ativo, com uma visão corporativa compreendendo a