FAMILIA PAIS E FILHOS
EF 6:1-4; CL 3:20,21
TEMA: RELACIONAMENTO CRISTÃO ENTRE PAIS E FILHOS
INTRODUÇÃO: No mundo em que vivemos hoje, não temos segurança nenhuma, não temos certeza de nada. As famílias infelizmente, estão perdendo a essência, a harmonia, a paz e a felicidade. Pai se levanta contra filho e filho contra pai, as separações são uma constante, os maus tratos para com os filhos são uma realidade aterradora. Em meio a tudo isso está a família cristã, que deve ser o referencial para o mundo; porém, será que isto está realmente acontecendo? Ou os pais e filhos estão vivendo os mesmos problemas. Infelizmente por espiritualizarmos tudo, queremos resolver as coisas com uma oração de libertação e jogamos toda a culpa no Diabo, quando na verdade o problema é outro e, é claro, o Diabo se aproveita de tais situações. A partir de agora veremos o que Deus espera do relacionamento entre pais e filhos: EDUCAÇÃO DOS FILHOS, PREPARAÇÃO PARA A VIDA E RELACIONAMENTO COTIDIANO SEGUNDO PARÂMETROS BIBLICOS.
1. A EDUCAÇÃO DOS FILHOS (PV 22:6)
Não é tarefa fácil a educação dos filhos hoje; contudo não podemos aceitar este fato e nos desanimarmos, pois da boa educação cristã, dependerá o futuro temporal e eterno dos nossos filhos. Temos o péssimo exemplo de Davi com seus filhos (I Rs 1:5,6), pelo que entendemos, Davi mimava o seu filho e não o contrariava em nada. O mesmo vemos no caso de Amonom (II Sm 13:21-23), dois anos se passarão e Davi não fez nada, desencadeando uma grande catástrofe na sua família.
APLICAÇÃO: nossos filhos são herança do Senhor e são de nossa responsabilidade o seu desenvolvimento físico e espiritual. No Antigo Testamento, temos o relato de muitos pais judeus que sacrificavam seus filhos ao deus Molok (queimavam no fogo) e Deus os culpou por isso. E hoje não é diferente, os Moloks estão ai: Xuxa, Malhação, Cinema, TV, jogos que trazem conselhos nocivos à espiritualidade de nossos filhos. Quantos pais que entregam