Familia Gays e Lesbicas
Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Curso de Ciências Sociais/Licenciatura
Disciplina de Fundamentos de Sociologia
Gênero e parentesco:
Famílias gays e lésbicas no Brasil.
Sumário
Introdução...................................................................................................Página 2
Movimento LGBT no Brasil e no mundo ....................................................Página 3, 4
Conclusão ..................................................................................................Página 5
Referência bibliográfica ...........................................................................Página 6
Introdução
Ao Longo da história da humanidade o conceito de família foi concebido por cada cultura de uma maneira singular. Bem quando se aborda o termo família automaticamente o mesmo é associado ao modelo ocidental, formado por um casal heterossexual e seus filhos, que contém em si todo o apoio do Estado, seu acobertamento e seus direitos civis e sociais. Porém quando se inclui nessa questão um casal homoafetivo, é possível observar que o quadro muda com relação ao Estado e os direitos citados acima.
Na Roma Antiga, sociedade cujo sentimento de individualismo era compartilhado, o homem era considerado o chefe da família, tinha domínio legitimo sobre sua mulher e sua prole como se esses fossem uma propriedade privada.
Podemos assim dizer que a percepção sobre família que a sociedade moderna compartilha é de herança medieval, constituída por um modelo de uma relação entre homem-mulher e suas filiações, ou seja, um formato de família que tem a heteronormatividade como basilar de relacionamento.
No entanto, na pós-modernidade, mais exato no século XX, por influências de movimentos liberalistas, românticos e individualista, essa ideia patriarcal de família vem sofrendo vários questionamentos por sujeitos políticos