Falta de vagas nas creches
Paula Renata Batista Machado Pereira
Identificando e analisando um problema educacional
Barra do Bugres
2014
Cursista:
Paula Renata Batista Machado Pereira
Falta de vagas nas creches
Trabalho apresentado como requisito avaliativo para obtenção de nota final do Curso de Formação pela Escola no Módulo de Competências Básicas.
Tutora: Ione Medeiros
Barra do Bugres
2014
Falta de Vagas nas Creches No Brasil e no mundo, a mulher conquistou, com grandes lutas, o direito ao trabalho. Ainda assim, enfrenta grandes obstáculos para mantê-lo. Um dos maiores problemas é onde deixar seus filhos pequenos durante a jornada de trabalho, já que não há vagas em creches em número suficiente para atender à demanda, pois a falta de vagas nas creches complica a vida de muitas famílias.
A maior participação das mulheres no mercado de trabalho se explica como decorrência de mudanças nos padrões culturais, mas fundamentalmente relacionada à necessidade das famílias de ampliar suas fontes de renda. Nesse caso, é necessário contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação da criança pequena.
A ampliação, com qualidade, da oferta de vagas em creches públicas é um dos desafios dos próximos anos para a educação pública brasileira,a defesa do direito da criança pequena à educação numa perspectiva integral e o avanço da ciência sobre o desenvolvimento biológico e cognitivo na primeira infância contribuíram para a valorização da educação infantil nas últimas décadas, voltada, em geral, para crianças de até seis anos, em estabelecimentos específicos.
É essencial que as crianças, desde a etapa da creche, tenham acesso à educação para que, além da garantia de seu direito fundamental, possam ter um local não só de permanência, mas principalmente de crescimento e desenvolvimento sadios enquanto seus pais estão no trabalho.
O acesso à creche é um dos