Falso dilema William Paley
Introdução 2
Sentido da Vida 2
Compreender a pergunta 2
O lado prático da pergunta 3
Sentido e valor da existência 3
Sentido da vida e finitude 3
William Paley e o falso dilema 4
Conclusão: 5
Bibliografia: 6
Introdução
Este é um trabalho que foi proposto pela professora Glória Cardoso, no âmbito da disciplina de filosofia. Este trabalho tem como objectivo principal a transmissão de novos conhecimentos e saberes. A escolha deste tema deve-se ao facto de existir um grande intresse da minha parte sobre a forma como fomos criados e o grande mistério de todos que é, somos ou não obra de um ser divino, Deus. Ao longo do trabalho vão ser apresentadas as ideias defendidas por William Paley, relojoeiro e filósofo britânico, onde vamos poder perceber a chamada analogia do relojeiro. Analogia onde é estudada a complexidade dos organismos e a sua adaptação ao meio. O que é isto da vida? O que fazemos aqui? Porque existe um universo? Para que fomos feitos? Estas são algumas das perguntas ás qual ao longo deste trabalho vai tentar responder, afinal de contas, qual o sentido da vida?
Sentido da Vida
Compreender a pergunta Quem somos? Para que fomos feitos? O que fazemos aqui? Estas são algumas das questões às quais ainda nos interrogamos. Existem duas formas de como nos podemos interrogar sobre a origem do universo e da vida. Podemos Perguntar-nos sobre a causa ou origem do universo e da vida, ou podemos questionar-nos qual o propósito pela qual tudo foi criado. Para que exista uma finalidade, é necessário que exista uma inteligencia, um ser capaz de conceber essa inteligência. Um deus pode ser a causa e uma causa e a razão pela qual existimos.
O lado prático da pergunta
Quando procuramos uma resposta a este tipo de questões não procuramos só compreender como as coisas são, mas como devemos agir em face delas, ou seja, critérios para podermos