Falhas 1 1
Ciencias dos
Materiais
Perspectiva histórica
Desenvolvimento
das
sociedades
Os primeiros seres humanos tiveram acesso a apenas um número limitado de materiais, aqueles que ocorrem naturalmente: pedra, madeira, argila, peles, e assim por diante.
2
CIÊNCIA E
ENGENHARIA DOS
MATERIAIS
E n g e n h a r ia d e m a t e r ia is c o n s is t e , c o m b a s e n e s t a s
c o r r e la ç õ e s e s t r u t u r a - p r o p r ie d a d e , n o p r o je t o o u e n g e n h a r ia d a e s t r u t u r a d e u m m a t e r ia l p a r a p r o d u z ir u m c o n ju n t o p r e d e t e r m in a d o d e p r o p r ie d a d e s .
3
Necessidade de Materiais
Modernos
Apesar do progresso óbito ao longo do tempo ainda existem muitos desafio tecnológicos, incluindo os desenvolvimentos de materiais sofisticados e especializados sem nenhum impacto ambiental.
A reduçao no peso dos veiculos de transporte, assim como o aumento da temperaturas de operaçao dos otores, ira melhorar a eficiencia dos combustiveis.
Novos materiais estruturais de alta resistencia e baixa densidade ainda precisam ser desenvolvidos, bem como materias com recursos para trabalhar sob temperaturas mais elevadas, para serem usados nos
4
componentes dos motores.
FALHA OU
RUPTURA
Fratura
Fluência
Fadiga
5
A
engenharia e ciência dos materiais tem papel importante na prevenção e análise de falhas em peças ou componentes mecânicos.
6
FRATURA
Consiste
na separação do material em 2 ou mais partes devido à aplicação de uma carga estática à temperaturas relativamente baixas em relação ao ponto de fusão do material. 7
FRATURA
Dúctil
a deformação plástica continua até uma redução na área para posterior ruptura (É OBSERVADA EM MATERIAIS CFC)
Frágil
não ocorre deformação plástica, requerendo menos energia que a fratura dúctil que consome energia para o movimento de discordâncias e imperfeições no material (É OBSERVADA EM MATERIAIS CCC E HC)
O tipo de fratura que ocorre em um dado material depende
da