Falha por fadiga em Eixos Virabrequim
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
COMPORTAMENTO MÊCANICO DOS MATERIAIS CET: 248
Falha por fadiga em Eixos Virabrequim
Conceito de Falha;
Falha por Fadiga:
◦ Causas da Falha por Fadiga;
◦ Consequências da Falha por Fadiga;
◦ Prevenção da Fadiga;
Falhas por fadiga em Eixos Virabrequim:
◦ Mecanismos de falha por fadiga;
◦ Formas de medição da falha;
◦ Métodos de Prevenção;
Conclusão.
Conceito de Falha
Uma peça pode falhar se suas deformações e distorções forem grandes o suficiente para que não funcione adequadamente, ou caso sofram uma ruptura separando-se. Esta pode ser de três tipos: falhas estáticas, por fadiga e do tipo superficial, este trabalho, tratar-se-á do conceito de falha por fadiga.
Máquinas e seus componentes tendem a falhar conforme o tempo, isto é algo inevitável pois não existe aparelho de durabilidade infinita, ou seja, a falha é um processo natural.
Figura 1 : demonstração do processo de falha. Fonte : www.sociesc.org.br– acesso em 11/10/2014
Falhas por Fadiga
Um Pouco de História...
As preocupações com falhas por fadiga tiveram início no século XIX, quando motivadas pelos inúmeros acidentes ferroviários que ocorreram na Europa e Estados Unidos.
Em 1800, eixos de um vagão ferroviário falharam após um curto período de tempo, caracterizando assim o primeiro fenômeno de falha por fadiga. Embora os eixos fossem feito de aço dúctil, sua fratura foi característica de um material frágil, e se deu de maneira repentina.
‣ Com o passar do tempo os conhecimentos sobre Fadiga passaram a ter maior aplicação prática em estruturas, principalmente nas industrias aeronáutica, nuclear e petroquímica. ‣ Através do estudo da Fadiga é possível especificar limites de tensão e de tempo de uso de uma peça ou elemento de máquina, além de ser possível definir aplicações de