Fale sobre A CONVERGENCIA INTERNACIONAL . Qual sua influencia na contabilidade? Como é /foi feita no Brasil?
A CONVERGÊNCIA INTERNACIONAL das normas contábeis é uma exigência de um mundo globalizado. O processo de convergência, entende se a alteração das normas contábeis brasileiras, com a adoção gradativa dos padrões emitidos pelo IASB (International Accounting Standard Board), conhecida como IFRS (International Finance Report Standard), ou seja em todo país do mundo, as instituições terão sua normas e procedimentos idênticos independentemente a região que você esteja. Assim essa padronização dos princípios, normas e procedimentos contábeis tem o principal objetivo de garantir a uniformidade e comparabilidade das demonstrações contábeis, contribuindo inclusive para redução de custos no processo de consolidação das demonstrações e na conversão de práticas contábeis entre países.
No Brasil a regulamentação é realizada através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC. Em 2007 com a publicação da Lei 11.638/2007 começa a convergência brasileira aos padrões internacionais e em 2009 com a Resolução CFC 1.156/2009, as NBCs devem seguir os padrões internacionais contidos do IFRS( International Financial Reporting Standards) e publicados pelo IASB (International Accounting standards Board).
Esse órgão reunido (CPC) foi constituído mediante a associação de cinco instituições: Associação Brasileira de Companhias Abertas (ABRASCA), Associação dosAnalistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC Nacional),Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), Conselho Federal de Contabilidade (CFC),Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e o Instituto dos Auditores Independentes (IBRACON).
Referencia bibliográfica
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidade-internacional.htm