Falar bem em público
A comunicação é fundamental para a interação dos homens. Através dela, torna-se possível formular opiniões, transmitir ideias e manter contato no mundo em que vivem.
Um bom comunicador precisa estar apto a adequar a linguagem utilizada conforme o nível de linguagem do receptor para que possa ocorrer a troca de mensagens e efetivar-se a comunicação. Um arquiteto, nesse caso, pode lidar com pessoas e trabalhar diretamente com o atendimento pessoal. Assim, sua comunicação precisa ser clara e facilmente compreendida pelo ouvinte.
Além da palavra, para comunicar-se bem é preciso formar uma estrutura que dê mais poder à comunicação. O tom de voz, a fisionomia, a postura corporal, o uso de gestos e a expressão facial colaboram muito para uma boa comunicação. O que se pensa de determinada pessoa é o resultado do que ela nos transmite. A habilidade na comunicação oral e o uso de gestos e ações transmite atitudes e estimula o ouvinte com a intenção de influenciá-lo.
Fatores como o uso de termos inadequados ou dificuldades de expressão dificultam a compreensão de uma mensagem sendo fundamental a seleção de palavras, evitar o uso de clichês e tornar o vocabulário mais acessível.
O aperfeiçoamento de profissionais cada vez mais inclui a comunicação oral como um elemento novo e de real importância. Em função do contínuo crescimento da competitividade do mercado, esta torna-se um instrumento de apoio onde o profissional atua.
A meta final da comunicação oral é aumentar a eficiência e a produtividade, corrigindo distorções e variabilidades ações humanas, fazendo com que mudem para os padrões e necessidades requeridas pela organização. É fundamental que o profissional tenha a habilidade de desenvolver seu discurso para uma expressão das ideias mais compreensível.