como falar bem em publico
Texto 1
Falar em Público: Desafio que sempre exige preparação.
Por mais experiente que seja um executivo, o momento de fazer apresentações para alguma platéia é sempre delicado. Deixar tudo por conta do improviso é um risco desnecessário.
Por Bumeran Brasil
Há um momento na carreira que a maioria dos profissionais prefere nem pensar. Pode demorar um pouco mais ou menos, mas finalmente chega o dia em que você é convocado para fazer uma apresentação na sua empresa - desde uma pequena palestra de 10 minutos para a própria equipe a seminários que duram vários dias.
Você domina o assunto, tem todos os equipamentos disponíveis -data-show, telão e tudo o mais. Só tem um pequeno problema: tem que falar em público. E já que o dom da oratória é privilégio de poucos, só de pensar em ser o centro de uma atenta platéia - na qual pode estar aquele colega que não perde uma chance para criticá-lo - o mais bravo executivo treme.
É natural. Pesquisas indicam que a maioria das pessoas é tímida. Tem medo de se expor, cair no ridículo, até de ser motivo de chacota. Pior: manchar a imagem da empresa e comprometer a carreira. Do outro lado, os raros extrovertidos acabam confiando apenas no charme pessoal. Nos dois casos, sem preparação e treino, o resultado é insatisfatório.
Para você, que está atravessando a crise do falar em público pela primeira vez, a psicóloga e consultora organizacional Regina Manopelli Moura tem boas notícias. Com muitos anos de experiência em cursos de Técnicas de Apresentação, ela conta que o grande estímulo de seu trabalho é ver a evolução dos alunos. Seguindo algumas regras básicas, com muita dedicação e treino, qualquer um consegue fazer uma apresentação competente.
O espírito da coisa pode ser resumido numa frase: "Seja você mesmo, expresse sua própria personalidade", ensina a professora. Confie na sua capacidade profissional. Afinal, se você foi convocado para fazer a apresentação