Fala
Após a guerra o quadro americano continuava estável, pois a Europa estava voltada para reconstrução das suas indústrias e cidades precisando manter as suas importações.
No final da década de 1920, totalmente reconstruídas as nações europeias diminuíram as importações de produtos industrializados e agrícolas do EUA. Com a queda das exportações as indústrias norte – americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam vender mais como antes. Tal falto refletiu na bolsa de valores, percebendo a desvalorização das ações de muitas empresas os investidores correram para vender suas ações causando um efeito devastador sobe a economia americana.
Como diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os Estados Unidos, a crise se espalhou por todos os continentes.
A crise também afetou fortemente ao Brasil, pois os EUA era um dos maiores compradores de café brasileiro. Com a diminuição da exportação o preço do café despencou e para que não houvesse uma maior desvalorização o governo brasileiro queimou toneladas do seu principal produto, o café. Desta forma diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço da época.
Com a crise muitos cafeicultores brasileiros começaram a investir no setor industrial alavancando a indústria brasileira.
A solução para crise americana surgiu no governo de Franklin Delano. No seu governo ele colocou em pratica o plano New Deal, o plano econômico passou a controlar os preços e a produção das indústrias e fazendas.
O programa deu tão certo que no inicio da década de 40 a economia americana já estava funcionando