faed
Todavia, o que é apresentado ao povo brasileiro, é contrário, o que nos é apresentado é uma má gestão pública e um péssimo investimento dos valores obtidos com os tributos pagos pelos contribuintes.
Com base nisso, poderíamos qualificar que os valores pagos de tributos pelos contribuintes são elevados???Para qualificar o tamanho do que pagamos de tributos – se muito ou pouco – o melhor parâmetro é a comparação internacional, que é o que faremos a seguir.
4.0. A Carga Tributária Brasileira em comparação com outros Países
Em proporções globais, devemos saber que a Carga Tributária Brasileira não é a mais expressiva, mas também não chega nem perto da menos expressiva, digamos que, analisando estatisticamente e vendo a contraprestação dada pelo Poder que aplica os valores dos tributos, ela se apresenta de forma “levemente elevada” entre as Cargas Tributárias de Países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Para termos bem presente, colaciono o gráfico obtido junto ao site do Tribunal de Contas da União, que apresenta a comparação entre a Carga Tributária Brasileira e a de alguns países de mais expressão no ano de 2007[6].
Contudo, saliento que, naquela época, o Brasil apresentava uma Carga Tributária de 34,29%. Atualmente, nos encontramos próximos aos 36%.
Observa-se que, em 2007 o Brasil ocupava o 14º lugar. Posição à frente de todos os países em desenvolvimento e acima de países desenvolvidos pesquisados, como Estados Unidos, Japão, Canadá, Austrália e Suíça. Em relação à Argentina, a