Fadiga muscular, fermentação látia e alcóolica
Fermentação Lática, Fermentação Alcoólica e Fadiga Muscular
ARARAS
JUNHO/2013
Fermentação Alcoólica
Uma das mais importantes fermentação é a fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica é realizada por um fungo unicelular, também chamado de levedo de cerveja ou fermento de padaria, cientificamente chamado de Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, aguardentes, etc.) e na fabricação de pães (na qual o gás carbônico é o responsável pelas bolhas que tornam a massa mais macia).
Exemplos de fermentação:
O etanol, molécula constituída por dois carbonos, seis hidrogênios e um oxigênio, de fórmula molecular C2H6O, é a mais importante representante da função orgânica álcool. Por esta razão, é conhecida mais por seu nome vulgar de álcool, e menos por sua nomenclatura IUPAC, etanol.
O etanol, ou simplesmente álcool, pode ser obtido basicamente de duas formas distintas: por destilação, a partir da cana de açúcar, por exemplo, ou por fermentação, que envolve organismos vivos, como as leveduras. A representação da transformação alcoólica ocorre por meio da transformação da sacarose em glicose e frutose, o que é possível pela atuação da molécula de invertase.
Transformação equacionada:
C12H22O11 ? C6H12O6 + C6H12O6
Pode-se observar que nessa reação uma molécula de sacarose, por ação de catalisadores, sofre hidrólise, liberando uma molécula de água e produzindo glicose e frutose. Essa reação é seguida pela atuação da zimase, decompondo a molécula de glicose e produzindo o etanol, e liberando gás carbônico, conforme está equacionado abaixo: C6H12O6 ? 2C2H5OH + 2CO2
A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio. É, para os organismos anaeróbios, o único meio de obtenção de energia, pois eles não possuem enzimas