faddf

796 palavras 4 páginas
Trabalho de Biologia

Tema
Histologia Humana

3ª Parte

Tecidos Musculares

Aluno
Fulano

Professor
Ciclano

Turma
Da putaria

Tecidos Musculares: Os tecidos musculares são de origem mesodérmica (folheto embrionário) e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. Esse tecido constitui os músculos, está relacionado ao mecanismo de locomoção e ao processo de movimentação de substâncias internas do corpo, decorrente à capacidade contrátil das fibras musculares em resposta a estímulos nervosos, utilizando energia fornecida pela degradação da molécula de ATP.
Ele é constituído de células altamente especialidadas em realizar contrações. Suas células são alongadas, multinucleadas ou não, contendo em seu citoplasma grandes quantidades de filamentos de proteína contrátil, dentre eles os principais: actina e miosina. É um tecido altamente vascularizado e inervado, grande consumidor de energia e produtor de calor. Quando um músculo é estimulado a se contrair, os filamentos de actina deslizam entre os filamentos de miosina. A célula diminui em tamanho, caracterizando a contração.
Existem diferentes tipos de tecidos musculares no corpo humano, eles foram classificados em três tipos :Músculo estriado esquelético, estriado cardíaco e músculo liso. Cada um deles tem características próprias, adequadas ao papel que desempenham no organismo.

- Musculatura estriada esquelética (contração voluntária, dependente da vontade do indivíduo): formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.

- Musculatura estriada cardíaca (contração involuntária): constitui as células binucleadas do miocárdio (musculatura do coração), unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células. Fator importante para uma contração

Relacionados

  • aços
    21949 palavras | 88 páginas