Faculdade
Taynan Lopes
2º Eng. Produção
1) Faça a distinção entre moral e ética.
ÉTICA são normas individuais, ou seja, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de saber que elas são corretas.
Por exemplo: Alguém deixa cair alguma coisa no chão sem perceber, você vê, pega o que caiu no chão e vai atrás da pessoa pra devolver. Essa é uma conduta ética, você fez isso porque achava ser uma atitude correta.
MORAL são normas sociais, ou seja, um conjunto de condutas pré-estabelecido por uma sociedade, e que são consideradas corretas pelo grupo, e não por um único indivíduo.
Por exemplo: Ter um único companheiro (a) num casamento é um valor moral pré-estabelecido pela nossa sociedade e que pode mudar em outras sociedades. Há países em que a poligamia é algo normal. 2) Qual é a diferença entre “normas morais” e “normas jurídicas”?
As diferenças são:
Normas morais: Servem para aperfeiçoar o indivíduo, regular o comportamento interno do individuo, não são escritas e etc. Resumindo normas morais não são obrigatoriamente cumpri-las, pois vai da sua consciência, só cumpre se quiser.
Normas jurídicas: Servem para facilitar o convívio social, regulam o comportamento externo do indivíduo, são escritas e etc. Resumindo normas jurídicas é obrigatoriamente cumpri-las, pois são as leis que o governo impôs. 3) Explique a relação entre consciência moral e liberdade.
A Consciência de si mesmo ou autoconsciência dá ao ser humano a capacidade de julgar ações e de escolher, dentre as circunstâncias possíveis seu próprio caminho na vida.
A esta característica peculiar que o ser humano tem de julgar suas próprias ações, decidindo se elas são boas ou más, damos o nome de Consciência Moral. Já a possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho na vida e construir sua própria história dá o nome de Liberdade. Lógico que a Liberdade não é algo que se exerce no