Faculdade
É uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social.
Segundo Marx,a dialética não é só pensamento: é o pensamento e realidade a um só tempo. Mas, a matéria e seu conteúdo histórico ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento dialético. A contradição dialética não é apenas contradição externa, mas unidade das contradições.
Para Engels, a "a filosófia dialética,por sua vez, era apenas um reflexo no cerébro pensante".
Materialismo Histórico:
É uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels (1818-1883), malgrado eles próprios nunca tenham empregado essa expressão. O materialismo histórico procura as causas de desenvolvimentos e mudanças na sociedade humana nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida.
Fundamenta-se, inicialmente, na observação da realidade a partir da análise das estruturas e superestruturas que circundam um determinado modo de produção.
O domínio do Proletariado
A classe do Proletariado, sem ter como se produzir e sem voz ativa na política social, passa oferecer força de trabalho nas fábricas.
Proletários e Comunistas possuem os mesmos objetivos, e querem constituir a Constituição do proletariado, derrubar a burguesia e a conquista do poder político dessa classe.
O poder político é o poder organizado de uma classe em vista da opressão de outra.