Faculdade
O Sarcômero e um dos componentes básicos do músculo extraídos que permite a contração muscular. Cada sarcômero e constituído por um complexo de proteínas, entre elas actina e miosina, alinhados em series para formar uma estrutura cilíndrica que seria a miofibra, no interior das células musculares.
As proteínas do sarcômero organizam-se em bandas com características particulares, que ao microscópio dão um aspecto extraído ao músculo esquelético e ao músculo cardíaco. Durante a contração muscular, acontece o encurtamento da unidade sarcomerica, e do músculo como um todo, em decorrência do deslizamento ou ancoragem dos filamentos grossos (miosina) sobre os filamentos finos
CONTRACAO MUSCULAR
A contracao muscular corresponde a um deslizamento das fibras musculares com resposta normal, a um estimulo nervoso.
As contrações musculares podem ser divididas em:
Contração reflexa: Ato involuntário de movimento muscular mas de músculo somático voluntario.
Contração Tonica:Contração esta mantida mesmo quando o músculo esta “relaxado” este tipo de contração ajuda na manutenção da postura por exemplo , do pescoço, no tônus dos dedos.
Contração física isotônica dividida ainda em contração concêntrica: Encurtamento muscular e
Contração excêntrica: alongamento do músculo oposto ao que se contraem, eContração física geométrica: não encurta nem alonga, mantém o mesmo comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus muscular.
OS MIOS FILAMENTOS: ACTINA E MIOSINA
Toda a célula muscular conte filamento proteico contrateis de dois tipos: ACTINA e MIOSINA. Esses miofilamentos (ou miofibras) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina.
Ao microscópio eletrônico, a actina aparece só a forma de filamentos finos, enquanto a miosina e representada por filamentos grossos. A interação da actina com a miosina e o grande evento desencadeado da contração muscular.
A disposição