faculdade
Ao conseguir definir algumas profissões que você tem mais interesse, procure conversar com profissionais da área, professores e alunos. Assim, será possível saber com mais exatidão como é o dia a dia do profissional e você poderá decidir se gosta da rotina.
+ VEJA TAMBÉM
- Humanas, biológicas ou exatas - Qual área devo seguir?
- Você aproveita corretamente as aulas? Confira aqui
- Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste
Busque também se informar sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias. Considere que o trabalho é remunerado de acordo com a qualificação profissional, bem como pelo poder econômico de quem contrata os serviços do profissional qualificado.
Você disse que quer trabalhar em uma área que tenha bastante procura no mercado. Mas, atenção, as tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras.
Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que você correrá com confiança.
Como você pode perceber, escolher uma profissão é bem complicado. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões que expusemos. Boa