Faculdade
Albert Bandura é um psicólogo da escola Behaviorista que tinha por objetivo ligar a teoria da aprendizagem tradicional e as teorias da personalidade cognitiva através do seu conceito de “Expectativa da auto-eficácia”. Para ele, uma das principais formas do indivíduo aprender é através do processo de aprendizagem vicariante, onde há a observação com comportamento e das ações dos outros e das suas consequências.
No reforço vicariante há o fortalecimento da resposta através de um comportamento observado e da sua consequência. É possível observar isso no experimento mais famoso de Bandura, o João Bobo, onde ele afirmava que as crianças são influenciadas pelo ambiente e pelas ações principalmente das pessoas que as cercam. O experimento foi feito da seguinte forma: crianças de uma determinada faixa etária foram selecionadas e separadas em três grupos. Em salas, o primeiro grupo observou adultos batendo no boneco João Bobo. Na primeira fase, os adultos recebiam gratificações ao agredir o brinquedo, na segunda eram punidos e na terceira não acontecia nada. Depois, cada grupo de criança foi colocado em salas com vários brinquedos de onde eram observadas sem saber. O grupo que viu a gratificação e o que não aconteceu nada agiu de forma mais violenta com os brinquedos, além disso, a sala era cheia de brinquedos, mas as crianças já iam direto ao João Bobo para agredi-lo. Isso fez Bandura perceber que de fato as crianças aprendem observando os modelos ao seu redor, independente de serem bons ou ruins.
Outro conceito muito conhecido de Bandura foi o da auto-eficácia, onde ele mostra que não requer somente habilidades, mas também força de vontade econfiança na capacidade de exercer determinada atividade, ou seja, a crença que o indivíduo tem sobre suas habilidades e seus pontos fortes. De maneira geral, não se trata de ter certas capacidades, mas sim de acreditar que as tem ou que podem ser adquiridas com o tempo através da força de vontade e persistência.