Faculdade
Bakhtin para ele também a línguagem é muito importante nos processos mentais e ele salienta os aspectos contextual e social, para ele a língua e a fala não podem ser pensados uma sem a outra ou seja separadas,como pensava Sussurre pois estão ligadas indissolúveis.
Os surdos tem danos sociais, emocionais e cognitivos, pensando nisso é preciso desenvolver uma metodologia de trabalho que seja adequada ás suas verdadeiras necesssidades.
É preciso entender que os surdos são diferentes dos ouvintes sendo assim a surdez é considerada como " uma deficiência não visível físicamente e que se limita a atingir uma pequena parte da anatomia do indivíduo" ou seja ausência, dificuldade ou inabilidade para ouvir, sons específicos, ambientais e os sons da fala humana (FERNANDES, 1989.p.38).
É necessário destacarmos que os surdos além de ser diferentes dos ouvintes também são diferentes entre si. Não podemos ter a ideia de que as crianças surdas constituem eum grupo homogênio, são várias diferenças entre eles, e em alguns casos maiores que as encontradas entre os surdos e ouvintes.
Perda condutiva: são patologias localizadas no ouvido externo e médio, e seus princípais exemplos são introdução de corpos estranhos no ouvido, a má formação da orelha ou perfuração da membrana que envolve o tímpano.
Perda neurossensorial: É determinada no nervo coclear, elas tem causas pré-natais ou infecções.
Perda mista: É aquela que ataca ao mesmo tempo o ouvido médio e o ouvido interno.
A medicina diz que a surdez é medida em níveis do ligeiro ao profundo, e é também