FACULDADE
Curso de Engenharia Civil - Noturno
APS – Atividades Práticas Supervisionadas – 1° Período
CANAL DO PANAMÁ
2014
Sumario
Introdução
1. A História
2. Importância da Obra
3. A tentativa Francesa
4. A tentativa Estadunense
4.1 Características
4.2 Construção
5.Inauguração
6. Um grande passe econômico
7. Novo Canal
8. O que é uma Eclusa?
9. Panamá
Introdução
Falando em engenharia, com certeza devemos mencionar essa magnífica obra de engenharia. Nas disciplinas de hidráulica, pontes e hidrologia aplicada, quantas vezes não falamos das eclusas do canal do Panamá, como também sobre os desníveis entre os oceanos.
O Canal do Panamá é um canal de 82 km que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Sua localização no Oceano Atlântico é 9° 18'40.47" N 79° 55' 07.25 O e no Oceano Pacífico 8° 55' 36.05" N 79° 33' 08.69 O. Devido à forma em S do Panamá, o Atlântico situa-se a oeste do canal e o Pacífico a leste, invertendo a orientação usual.
Novas ruas estão sempre sendo construídas nas grandes cidades: quando o transito está muito cheio ou quando é necessário ligar um bairro a outro por um caminho mais curto. Mas se o problema é ligar dois oceanos, a história se complica.
No mar do Caribe, aconteceu uma coisa parecida com uma obra de cidade grande. Construíram uma avenida de água para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico: O canal do Panamá. O canal fica na parte mais estreita da América Central. As obras de construção começaram em 1879 sob o comando da França. Dez anos depois o projeto foi á falência.
Quando o canal entrou em atividade em 15 de Agosto de 1914, era uma maravilha tecnológica. Uma complexa série de eclusas permitia até mesmo a passagem dos maiores navios. O canal foi um