contabilidade de custos
Curitiba, PR 28 de abril de 2014
Sumário
1. Principio da Realização da Receita...............
2. Principio da competência ou da confrontação entre despesas e receitas........................
3. Principio do custo histórico como base de valor...........................
4. Consistência ou uniformidade..........................
5. Conservadorismo ou prudência ...........................
6. Materialidade ou relevância ..................................
Principio da Realização da Receita
De acordo com esse principio a entidade só apurará lucro ou prejuízo em um período juntamente com a realização da receita. Normalmente, a realização da receita ocorre no momento em que há a transferência de um bem ou de um serviço a terceiros.
Na atividade industrial, usa se a mesma lógica, porem devemos usar vendas e produções, ao invés de venda e recebimento.
Por esse principio, todos os gastos consumidos no processo de fabricação (matérias primas, Mao de obra e custos indiretos) devem ser somados aos produtos e contabilizados como estoque enquanto não forem vendidos. Quando esses produtos forem vendidos, deixaram de ser estoque e se tornarão despesas, chamadas custo dos produtos vendidos.
EX:
Principio da competência ou da confrontação entre despesas e receitas
De acordo com este principio , após a realização da receita , todos os esforços ( despesas) para a sua obtenção devem ser contabilizados.
Existem dois grupos de despesas :as incorridas (consumidas)para a obtenção as receitas obtidas no período e as realizadas para a obtenção de receitas que não necessariamente foram obtidas no período.
Apenas os gastos ocorridos na produção , fazem parte do estoque dos produtos ( que só se tornam despesas quando vendidos , e são lançados na conta “custo dos produtos vendidos”-CPV), enquanto gastos relacionados a administração , as vendas e