Faculdade
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
IDENTIFICAÇÃO E CONTAGEM DIFERENCIAL DE LEUCÓCITOS
CAROLINE BLUMER
GIOVANA SOUZA
LUIZ LANG
RENATO MAGUOLLO
BRAGANÇA PAULISTA, SP
2014
INTRODUÇÃO
Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é esclarecer as dúvidas oriundas durante a anamnese e exame físico que surgem a partir do raciocínio clínico do médico veterinário. Para que o laboratório clínico possa atender, adequadamente, a este propósito, é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte e a manipulação dos materiais a serem avaliados obedeçam a determinadas regras.
A confecção do esfregaço sanguíneo é, sem dúvida alguma, o ponto crucial para a realização de um hemograma confiável e por isso, a sua padronização deve ser uma das principais exigências de um bom laboratório de hematogia. Os esfregaços podem ser realizados na mão (método de predileção, caso seja necessário confeccionar um esfregaço a campo), o apoio em mesa ou algo do gênero ainda assim pode ser utilizado, e são utilizadas uma lâmina (limpa, sem resquícios de gordura ou outros materiais) e uma distensora de vidro transparente (pode-se montar uma extensora com uma lamínula grudada a uma lâmina com esparadrapo). O esfregaço ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais, e sem falhas na cauda. Na observação ao microscópio as duas bordas onde são realizadas as contagens devem apresentar os eritrócitos mais separados e os leucócitos bem distribuídos.
Após coleta e confecção das laminas com o material coletado, foi feita a vizualização e contagem diferencial de leucócitos, cujo resultados serão apresentados neste relatório.
O sangue é composto de plasma e de células suspensas no plasma. O plasma é predominantemente constituído de água, proteínas como fatores de coagulação, hormônios, anticorpos e por vitaminas e minerais . As