faculdade
Monopsônio - Esta é complicada, mas fácil de ser mensurada: Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande industria de laticinios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG, pode ser um exemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da industria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que são criadas.
Oligopsônio - Imagine vários donos de terras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucalipto, na região existem três grandes industrias de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra), que costumam garantir a compra de eucaliptos desses produtores, como forma de garantir materia prima para a produção de celulose. As empresas garantem as sementes, o preparo da terra, a colheita e os fazendeiros entram com a terra para o plantio, são vários pequenos proprietários e apenas três grandes compradores. No entanto, devo lhe avisar que essa informação pode estar desatualizada e é possivel que essa infromação não seja mais verdadeira, sugiro averiguar.
Em resumo, a análise de uma estruturação de mercado, depende não somente da empresa em questão, mas também do mercado a ser analisado assim como seu tamanho e a presença de órgãos estatais reguladores e fiscalizadores. Sob esta ótica até a Coca Cola pode ser um monopólio, se esta for a única capaz de chegar em uma determinada cidade onde seus concorrentes não tem estrutura logística para atende-la. Para a população daquela cidade, a Coca Cola será um monopólio, mas se ampliarmos o foco do mercado a ser analisado, obviamente a Coca Cola terá outros concorrentes. Portanto muitas vezes, exemplos, requerem uma explicação um pouco mais detalhada.