Faculdade
A implantação da floresta depende, dentre outros fatores, da utilização de mudas saudáveis, com bom diâmetro de colo, raízes bem formadas, relação parte aérea / sistema radicular adequada, e nutridas adequadamente. Isto garantirá melhor índice de sobrevivência no plantio, maior resistência a estresses ambientais e maior crescimento inicial, influenciando diretamente na qualidade final da floresta.
As técnicas a serem adotadas para a produção das mudas devem atender às necessidades de cada produtor, em termos de disponibilidade e localização de área, grau de tecnologia e dos recursos financeiros disponíveis.
OBJETIVO
Estudar e viabilizar a produção de mudas de eucalipto e seringueira em viveiro suspenso, com finalidade de produzir mudas para replantar e ter beneficiamentos ou retornos lucrativos.
Produção de Mudas
Eucalipto
Sementes:
Devem-se escolher sementes de boa procedência, exigindo-se os atestados de fita sanidade e, os resultados analíticos do grau de pureza e germinação. Estes cuidados devem-se ao fato que o uso de sementes de boa qualidade favorecerá a obtenção de floresta produtiva.
Existem diversos fornecedores que comercializam sementes de boa qualidade, variando a tecnologia de produção e o grau de melhoramento das árvores produtoras de sementes.
Substratos:
A definição do substrato a ser utilizado num viveiro florestal depende da análise de uma série de fatores, dentre eles destacando-se:
1) Espécie a ser semeada.
2) Disponibilidade próxima do local do viveiro de matérias-primas para composição do substrato, caso a decisão seja a produção própria do produto.
3) Sistema de irrigação utilizado nas diferentes etapas da produção da muda (semeadura, crescimento e rustificação)
4) Tipo de embalagem utilizada
5) Relação custo/benefício
Existem vários componentes que podem ser utilizados para a produção de substratos, classificados como inertes: vermiculita (nome comercial de produto a base de mica expandida), casca de