Faculdade
Em grupo de cinco alunos, avaliem os impactos psicológicos e sociais causados pelas enchentes. Apresente sua resposta em no máximo 10 linhas.
Os impactos da tragédia interrompem a rotina de vida em função da destruição do entorno, sendo possível perceber as cicatrizes emocionais deixadas pelo trauma vivido. Nas situações em que a moradia foi afetada, observou-se que as pessoas permanecem abaladas devido à perda dos espaços próprios e dos pontos de referência. Em situações de morte, algumas pessoas desenvolvem um quadro significativo de vulnerabilidade e desestruturação psíquica, desencadeando quadros de depressão e angústia frente à sensação de lhe faltar um maior apoio e acolhimento. Muitos não conseguem restabelecer a “normalidade” de suas vidas e apresentam reações transitórias anormais e sintomas de estresse decorrente do desastre, tais como: transtornos do sono, temores (medos), alterações frente aos ruídos de trovões e tempestades, insegurança, irritabilidade, tristeza, ansiedade, falta de concentração, ou seja, manifestação de doença orgânica provocada por problemas emocionais.
2) Resolva a questão 8 da página 225 do caderno de Atividades. Greenpeace, uma organização não-governamental, criada em 1971, no Canadá, atua internacionalmente em questões relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O Greenpeace recomenda a utilização de tecnologias limpas.
Observe as três figuras a seguir. Elas servirão como ponto de partida. Redija uma frase em, no máximo, três linhas, explicando por que a sociedade deve usar tecnologias limpas.
• http://assets.wwfbr.panda.org/img/web_106751_28580.jpg
• http://www.iph.ufrgs.br/corpodocente/dieter/logo1.jpg
• http://www.stickerguy.com/stikweek/biodiesel-big.gif
A energia limpa vem de fontes inesgotáveis ou em abundancia, dá um fim ecológico ao lixo orgânico, gera fertilizante, e ainda os vegetais usados na fabricação do bicombustível