FACULDADE PIO DECIMO
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIO-ANTROPOLOGICO
PROFESSOR: FRANCISCO DIEMERSON
FICHAMENTO
ACADEMICO: ZOROBABEL MELO
TURMA: 2 B
REFERENCIA BIBIOGRAFICA: Durkheim, Émile: As Regras do Método Sociológico, coleção Os Pensadores, 1978, Abril Cultural.
Principais conceitos: A principal questão de que os fatos sociais devam ser considerados como coisas, não coisas materiais, mas sim, que constituem coisas tais como as coisas materiais. Neste ponto, ele valoriza a formulação da psicologia objetiva como ciência que, naquele momento, se preocupa em estudar os fatos mentais em suas externalidades, isto é, como coisas. Além disso, esboça a formulação sobre a necessidade de se estudar as “representações coletivas” (e também as representações individuais) de forma objetiva, para que possa ser “científica”) A proposição que apresenta os fenômenos sociais como exteriores aos indivíduos, ou seja, que a “sede de tais fatos específicos é a própria sociedade que os produz, e não as partes desta, seus membros”.
Principais conclusões: Apesar de sempre se iniciar a observação sobre os fatos sociais a partir das sensações, num segundo momento o sociólogo deve se afastar da sua subjetividade e buscar a objetividade através dos instrumentos metodológicos. Deve buscar um ponto de apoio que elimine toda a subjetividade e observações pessoais. Para concluir, Durkheim recomenda que caso se queira seguir a uma abordagem metódica, será necessário estabelecer os primeiros fundamentos da ciência em terreno firme. Aborda o domínio do social pelos aspectos que oferecem melhor possibilidade de apreensão da investigação científica. Por fim, ir cingindo mais de perto a realidade fugidia que o espírito humano talvez não possa jamais abarcar completamente.
Analise critica: A dissociar a Sociologia da Filosofia ou de alguma corrente de socialismo, despindo-a de todo o seu caráter ideológico, este é o grande propósito de Émile Durkheim, ao elaborar "As Regras do Método