Faculdade Mauricio de Nassau
Embriologia Clinica
VARICOCELE
Setembro – 2015
Fortaleza –CE
Antonia Natiele,Bruna Jamile,Crislane Soares,Renata Araújo e Sâmia Oliveira.
Embriologia Clinica Varicocele
Fortaleza
2015
Sumário Introdução 1 Conceito de varicocele 2
Sintomas 3 Diagnóstico 4 Principais causas 5
Tratamento 6
Conclusão 7
Referências Bibliográficas 8
Introdução
Trabalho acadêmico trazendo as principais informações sobre as causas e os riscos da varicocele, o que a doença pode trazer para o homem e tratamento da enfermidade.
Conceito de varicocele
São veias dilatadas ao longo do cordão espermático (estrutura que suspende o testículo) constituem a varicocele. Causas anatômicas (veia espermática desembocando na veia renal esquerda) e incompetência de válvulas venosas são as principais causas da doença. A varicocele está presente em 15% da população geral (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade.
Sintomas
O paciente nota a presença de veias dilatadas e tortuosas no seu saco escrotal ou mesmo apresenta desconforto ou dor no lado afetado. As veias aumentam de calibre com o esforço físico. A varicocele pode também ser indolor ou ser achada acidentalmente. O lado mais atingido, por uma razão anatômica, é o lado esquerdo. Aparecimento súbito de varicocele principalmente em pessoas idosas pode ser causado por tumores renais devido à compressão da veia renal. A varicocele é uma causa comum de infertilidade, alterando o esperma e inclusive diminuindo, em alguns casos, o volume testicular.
Diagnostico
Veias calibrosas numa das metades do saco escrotal, não dolorosas à palpação e que aumentam de volume enquanto o paciente é submetido à uma manobra de esforço, constitui o diagnóstico de varicocele. Em casos duvidosos, pode-se recorrer a ecografia testicular, cintilografia dos testículos e