FACULDADE JO O PAULO II
O TRÁFICO DE MULHERES E A EXPLORAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
Passo Fundo 2014
O TRÁFICO DE MULHERES E A EXPLORAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito da Faculdade João Paulo II, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Jurídica, sob orientação da Professora Doutora Daniela Cardoso.
Passo Fundo
2014
1 - TEMA: O tráfico de mulheres e a exploração sexual no Brasil
2 – PROBLEMA
Quais são os métodos jurídicos atuais utilizados para caracterização do crime de tráfico de mulheres e exploração sexual.
3 - OBJETIVOS
3.1 - OBJETIVOS GERAIS Analisar os métodos utilizados para caracterização do crime de tráfico de mulheres e exploração sexual no Brasil.
3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar as diferentes formas dos setores públicos e privados no enfrentamento do crime de tráfico de mulheres e exploração sexual no Brasil.
Verificar a existência de uma cultura de pensar o enfrentamento do crime de tráfico de mulheres e exploração sexual no Brasil.
Identificar a existência de políticas destinadas á capacitarem profissionais para tratar o crime de tráfico de mulheres e exploração sexual no Brasil, como questão social e jurídica.
4 – JUSTIFICATIVA
No fundo, o tráfico de mulheres é isto: utilizar mulheres como mercadoria, tanto que se colocam como mercadoria, porque não tem oportunidade a outro tipo de emprego, quanto as que forem tomadas de forma violenta, como na maioria dos casos. As mulheres são retiradas do círculo comunitário de forma violenta ou ludibriada, inventada, mentirosa. A mulher é convidada a trabalhar num determinado local, com a promessa de várias possibilidades de crescimento, mas quando chega lá se percebe num espaço de tráfico, de escravidão e exploração sexual. O tráfico de mulheres é um tema que traz para discussão e reflexão questionamentos antigos e novos; a questão de gênero, o racismo, a escravidão e