FACULDADE CAT LICA DO TOCANTINS
Perspectivas para o mercado da carne suína em 2015
Docente: Mirian das Mercês
Acadêmico: Leonardo Moraes Damaso
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina “Suinocultura”
Palmas-TO, 2015
Perspectivas para o mercado da carne suína em 2015
A carne suína é a mais consumida do mundo. Entretanto, no Brasil, é apenas a 3ª predileta pelos consumidores. Este fato pode estar associado a mentalidade errônea de que não há higiene na produção suinícola, e que os “porcos” são “porcos”, comem todo tipo de alimento que encontram, etc.
Segundo o relatório anual da ABIPEC (Associação Brasileira de Proteína Animal), em 2014 as exportações de carne suína decresceram 4,47%. Rússia e China foram os principais importadores.
Os sistemas de produção suinícolas estão cada vez mais tecnificados, com alto investimento em nutrição, manejo e genética. Além disso, o mercado consumidor está cada vez mais exigente, havendo predileção por carnes mais saudáveis, com teores menores de gordura, e mais saborosas.
As perspectivas de mercado para o setor são interessantes, pois a população mundial anseia por carne de qualidade, e seu poder aquisitivo tem aumentado no decorrer dos anos. Além disso, propriedades produtoras de carne suína usufruem ao máximo da terra através dessa atividade, pois as instalações não necessitam de grandes extensões de terra.
Importante fonte de proteína biologicamente disponível, e vitaminas do complexo B, a suinocultura almeja vôos cada vez maiores, pois a carne suína possui sabor elevadamente aceitável , além de ser saudável. Há espaço para diversas vertentes, tanto para produtores, técnicos, quanto para abatedouros. O que vale é “a cara e a coragem” que cada um tem para trabalhar.