ATPS MOVIMENTOS SOCIAIS Final
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Movimentos Sociais
Sheile Danielle R.A 387253
Maria Nilda Gonçalves R.A 357582
Selma Fernandes R.A 363557
Valdilene dos Santos R.A 38826
Serra Talhada
25/05/2015
REDES DE MOBILIZAÇÃO NO BRASIL CONTEPORÂNEO Inicialmente a autora aborda a questão histórica da relação dos movimentos sociais e a educação e seu elo em comum, que seria a cidadania. No primeiro capítulo é apresentado um pequeno histórico a respeito da concepção de cidadania, a partir da análise dos diversos períodos históricos. A primeira parte deste livro se inicia destacando pontos fundamentais no redesenho dos movimentos sociais no contexto sociopolítico, econômico e cultural dos países da America latina. A seguir pontua elementos sobre as categorias básicas das redes sociais. Na primeira parte destacamos cinco pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado, quais sejam:
1 – Houve redefinição na sua própria identidade e na qualificação do tipo de suas ações. Esta mudança está menos focada em pressupostos ideológicos, como no passado, e mais nos vínculos de integração com esferas da sociedade, organizadas segundo critérios de cor, raça, gênero, habilidades e capacidades, bem como de conscientização e geração de saberes. Além disso, os movimentos sociais da atualidade, ao atuarem num cenário contraditório, em que políticas, programas e projetos podem engessá-los, discutem e problematizam a esfera pública com vista à construção de novos modelos organizativos.
2 – Os movimentos do passado possuíam papel essencialmente universalizaste, uma vez que lutavam pelo “direito a ter direitos”. Mas, hoje, o que se busca é o reconhecimento e o respeito às diferenças e às demandas e características particulares, representados pelos movimentos identitários. Atualmente existe grande variedade de organizações, articulações, projetos e