ATPS Pol Ticas Especiais
Serviço Social: 7ª série
Disciplina: Políticas Especiais
Tipos de discriminação e ações afirmativas como mecanismo de inclusão social
Pro ª (EAD) da disciplina :
Equipe:
Sheile Daniele Alves de Lima
Maria Nilda Gonçalves
Selma Fernandes
Valdilene dos Santos
RA: 387253
RA: 357582
RA: 363557
RA: 388261
Serra Talhada 25/05/15
OS DIFERENTES TIPOS DE PRECONCEITOS
O preconceito é um julgamento ou opinião preconcebida,que geralmente se baseia em informações limitadas sobre um grupo de pessoas. Quando as pessoas são mal informadas sobre grupos a que não pertencem, elas podem criar estereótipos baseados nesse desconhecimento. Isso pode levá-las a tratar os outros de forma discriminatória, baseada em preconceitos. Os tipos mais comuns de preconceito são aqueles baseados em raça, sexo, orientação sexual e deficiência. Porém existem outros tipos.
PRECONCEITO RACIAL
O Racismo é a tendência ao pensamento, ou do modo de pensar em que se da grande importância a noção da existência de raças humanas distintas superiores umas ás outras. O racismo não é uma teoria científica, mas sim, um conjunto de opiniões pré concebidas entre os seres humanos, isto faz com que alguns acreditem ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial.Todos nos conhecemos, “brancos contra negros, contra amarelos, contra vermelhos, contra …. É um monte de cores contra um monte de cores”.
PRECONCEITO SEXUAL (HOMOFOBIA)
O preconceito sexual, é discriminar alguém pela sua escolha sexual. homossexuais e bissexuais, são agredidos por não serem “iguais” às regras da sociedade. Muitas pessoas, escondem a sua opção sexual, simplesmente por medo, pois temem serem discriminados pelos outros, e sofrerem insultos, brincadeiras e apelidos indesejáveis.
PRECONCEITO EM RELAÇÃO À RELIGIÃO
A História da humanidade está pejada de relatos de perseguição e discriminação religiosa. No entanto não são só as religiões organizadas que sofrem de discriminação, os ateus são