FACULDADE ATENAS MARANHENSE TRABALHO 2
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÃO LUIS – MA
2014
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
ADMINISTRAÇÃO
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL É VISTO COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA A ORGANIZAÇÃO?
Trabalho de pesquisa para obtenção de nota parcial desenvolvido pela aluna Lanna Dayanne dos Santos Carvalho Turma: 304, Turno: Noturno, Período: 1º, Professor Antônio Neto.
SÃO LUIS – MA
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Teoria Científica ou Clássica
3. Teoria Humanística
4. Teoria X e Y
5. Comportamento Organizacional
6. Conclusão
A Administração e o Comportamento Organizacional
Os primeiros sinais do comportamento organizacional surgiram com os egípcios através das construções das pirâmides, em seguida os romanos desenvolveram uma estrutura por autoridade hierárquica, entre outros fatores que também influenciaram para a origem da administração. Taylor percebeu pequenos detalhes nos princípios desenvolvidos sobre a administração até aquele momento que se aperfeiçoados poderiam auxiliar as empresas na sobrevivência do mercado a alcançar ou aumentar sua rentabilidade.
As propostas básicas de Taylor: planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração trouxeram decorrências sociais e culturais da sua aplicação, pois representaram a total alienação das equipes de trabalho e da solidariedade grupal, fortes e vivazes no tempo da produção artesanal. Apesar das decorrências negativas para a massa trabalhadora, que as propostas de Taylor acarretaram, não se pode deixar de admitir que elas representaram um enorme avanço para o processo de produção em massa. (Por Adm. Lucinda Pimental Gomes)
No entanto na teoria de Taylor, o homem é considerado parte da máquina devido a este fato surgiu a teoria humanística que visava uma organização mais humana onde dá-se ênfase ao relacionamento entre pessoas, dinâmica grupal e etc. Essa teoria teve valiosa contribuição de Elton George Mayo que através do