Facul
Comunicação e Opinião Pública
Avaliação 2
Paula Cristina de Oliveira Pereira 18/11/2012
Universidade Castelo Branco Disciplina: Comunicação e Opinião Pública Turno: Manhã Data: 18/11/2012 Professor: André Luiz Tipo de prova: A2
Aluna: Paula Cristina de Oliveira Pereira
Mat.: 2008200131
1) “Como a base de nosso governo é a opinião pública, o primeiro objetivo é a conservação desse direito: e seu pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, não vacilaria um instante em preferir o ultimo”. Essas palavras, ditas num momento de crise social, por Thomas Jefferson (1743 – 1826), um dos mais influentes e importante presidente dos Estados Unidos, ao defender o direito do cidadão de ter acesso às informações pelos jornais, entraram para a História do Jornalismo ocidental.
De acordo com os seus estudos sobre Comunicação e Opinião Pública, analise a frase acima e responda:
1.1)
O pensamento do ex-presidente americano pode ser usado com
comparação da relação existente no Brasil entre Governo, Imprensa e Opinião Pública? (VALE ATÉ 2,5 PONTOS)
RESPOSTA: Sim. Podemos enxergar uma grande diferenciação entre o pensamento e liberdade quando se trata de opinião pública entra EUA e Brasil. A começar pela distância em termos de evolução na transmissão de informação. De acordo com a histórica frase do ex-presidente dos EUA mostra-se claro que o fim dos jornais é realmente para transmissão da informação sem fins publicitários politicamente regulados, ou seja, total liberdade de expressão. Apesar do enquadramento brasileiro de Opinião Pública ser o libertário, talvez não esteja totalmente introduzido neste modelo. Pela “recente” difusão dos meios de comunicação que ainda não atinge a todos, pois os interesses políticos por mais camuflados que possam ser ainda influenciam nas decisões midiáticas no que se deve ou não transparecer a sociedade.
1.2)
Na sua opinião, há uma interferência