Facul
Desde 1972 ocorre o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, sendo que, a partir do ano seguinte, o GP passou a ser incluído no calendário oficial do campeonato mundial de Fórmula 1. Desde 1990, de forma ininterrupta, o autódromo de Interlagos, em São Paulo, vem sediando a corrida. Trata-se de um evento que atrai milhões de expectadores do mundo inteiro, além de atrair atenção da mídia mundial e movimentar os setores de serviços, hotelaria e turismo brasileiros. Por trás de todo obstáculo proporcionado, existe um colossal esforço de logística para viabilizar o evento. Este trabalho enfoca um dos aspectos de logística envolvidos.
Existem inúmeros processos logísticos envolvidos na realização de um GP. O alvo deste desafio é focado principalmente na atividade logística de transporte, mas que não é de pouca monta. Uma quantidade expressiva de recursos esta envolvida no processo, e fazer algumas estimativas da ordem de grandeza envolvida em tudo isso podem ser surpreendente para alguns.
1.Há mais de 10 anos, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), é o principal portão de entrada do GP Brasil de F1, e vem recebendo os equipamentos e materias das escuderias.
a) Pesquise e argumente sobre os motivos que favorecem a escolha de Viracopos.
O aeroporto de Viracopos situado em Campinas (Rodovia Santos Dumont km 66),já recebe toda a logística da Fórmula 1, a mais de 15 anos devido principalmente a sua capacidade de logística e transporte que já chegou a quebrar recordes de movimentação com cerca de 15.000 toneladas de cargas mensais com crescimento gradativo estimado para os próximos anos , sendo considerado assim um dos maiores centros de logística e transporte do pais. Contando com o desembarque de cargas dos mais diversos segmentos dentre eles a capacidade de receber aviões cargueiros puros o que com certeza é um excelente diferencial , além da ótima localização em relação a Interlagos , pois todo o material da F1 desembarcado em Viracopos pelas aeronaves