Facul Quimica
Nicolly Gaspar Moreira.
ÓXIDO - REDUÇÃO.
Reações oxidas.
Três Lagoas – MS
Junho/ 2015
Nicolly Gaspar Moreira
SOLUÇÕES QUIMICAS
Classificação das Oxido- Redução.
Três Lagoas
Junho/ 2015
Introdução.
Em uma reação de oxirredução sempre há perda e ganho simultâneos de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. A perda de elétrons é oxidação, ganho de elétrons é redução. A redução e a oxidação são processos contrários que ocorrem simultaneamente em uma única reação química. O estudo desse tipo de reação abre um enorme campo de pesquisa com grande importância na Bioquímica, Eletroquímica, para estudos sobre poluição e também para a área de química industrial.
A reação entre zinco metálico e ácido clorídrico diluído, a qual produz o íon Zn2+(aq) e hidrogênio. A transferência de elétrons que ocorre nesta reação produz energia na forma de calor; a reação é favorecida na direção dos produtos e ocorre espontaneamente. Mas a transferência de elétrons que ocorre durante a reação redox pode também ser usada para produzir energia na forma de eletricidade. O aparato experimental usado neste caso é chamado célula eletroquímica. Como a reação ocorre espontaneamente é denominada de cela galvânica ou voltaica. Neste caso a transferência de elétrons não ocorre diretamente entre os reagentes, mas por um condutor metálico externo.
Podemos perguntar: por que os elétrons são transferidos espontaneamente de uma espécie (agente redutor) para outra espécie (agente oxidante), seja pelo contato direto dos reagentes em solução ou através de um condutor externo? Podemos comparar o fluxo de elétrons provocado por uma célula voltaica com o fluxo de água em uma queda d’água por causa da diferença na energia potencial entre o topo da queda e o rio abaixo. Similarmente, os elétrons fluem do anodo (oxidação – perda de elétrons) para o catodo (redução – ganho de