Factores De Confronto No Local De Trabalho
Por muito diferente que seja o sector de atividade em que as empresas atuam, as pessoas que nelas trabalham e todas as outras particularidades inerentes a cada empresa, há uma série de fatores comuns que são responsáveis pelo aparecimento de conflitos no seio das equipas de trabalho. Para ajudar a prevenir algumas destas situações e melhor as resolver, selecionados as situações que, mais freqüentemente, estão na origem de confrontos no local de trabalho.
- Acumulação de problemas. As desavenças fazem parte do dia-a-dia e muitas vezes resolvem-se por si próprias, mas quando as pessoas vão deixando acumular situações que as incomodam é provável que um dia venham a “explodir”. - Dependência dos outros. Há pessoas que são muito dependentes dos colegas para conseguirem realizar o seu trabalho. O fato de estarem constantemente a colocar questões, a querer atenção e a procurar aceitação, pode causar irritação por parte “das suas vítimas”.
- Insucessos. Após um mau resultado ou algum projeto mal sucedido dentro da equipa, é quase inevitável que surja uma troca de acusações. As pessoas tentam apontar responsabilidades a terceiros com vista a isentarem-se das suas próprias culpas, o que raramente traz bons resultados.
- Interesses pessoais. – Quando as pessoas põem os seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa, é natural que possam surgir muitas diferenças na forma de encarar as situações.
- Falhas de comunicação. Os “mal-entendidos” e as dificuldades de comunicação são dos mais freqüentes responsáveis para todo o tipo de conflitos. Da falta de comunicação para o “diz-que-disse”, passando pelo boato, todos são potenciais geradores de situações menos pacificas na esfera laboral. - Papéis mal definidos. Quando numa empresa não está bem definido quem faz o quê e onde começam e acabam as responsabilidades de cada um, os conflitos acabam por surgir inevitavelmente.
- A luta pelo “poder”. Causa comum de