Factore
É a prestação continua e cumulativa de assessoria mercadológica e creditícia, de seleção de riscos, de gestão de crédito, de acompanhamento de contas a receber e de outros serviços, conjugada com a aquisição de créditos de empresas resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo.
A desinformação sobre o Factoring, no Brasil, dificulta aos Micro e Pequenos Empresários, desfrutar destas atividades de desenvolvimento empresarial, quando necessárias ao empreendedor.
O Factoring se diferencia do sistema bancário, dentro de seus novos e modernos conceitos, pelas suas características básicas.
Factoring é uma atividade de fomento comercial, desenvolvida por empresas independentes e autônomas, caracterizada por:
Aquisição de ativos (contas a receber) de Micros e Pequenas Empresas, mediante um preço à vista, sem riscos de inadimplemento, ao cedente, dos créditos transferidos, sem direito de regresso, contra a empresa cedente.
As empresas de factoring se inserem na livre concorrência empresarial, sendo reguladas pelas leis de mercado.
São os seguintes, os agentes do Factoring:
- Casa de factoring;
- Empresa Cedente – vendedora;
- Cessionária - empresa compradora;
Vantagens do Factoring para Micro e Pequenas Empresas
Na opção pelo Factoring, a Micro e Pequena Empresa podem se beneficiar com a redução de custos operacionais, aumento de liquidez, elevação do grau de alavancagem e diminuição dos custos financeiros.
Vantagens Diretas
1. Pagamento à vista, de vendas realizadas à prazo, pelo empresário. 2. Garantia de pagamento de créditos comerciais. 3. Ampliação do capital de giro das empresas. 4. Redução do endividamento das empresas, proveniente de clientes inadimplentes
5. Acesso às fontes legais de recursos, com disponibilidade imediata de dinheiro, amenizando as restrições impostas as Micro e Pequenas Empresas, que dependem de difíceis empréstimos. 6. Acesso seguro às exportações -