Factor de procura turística -clima
No âmbito da Unidade Curricular de Economia do Turismo, foi-nos solicitada a realização de um trabalho sobre os factores determinantes da procura turística, em concreto o factor clima. O objectivo do nosso trabalho é explicar um pouco do funcionamento das motivações, da procura, da oferta e do mercado turístico e por fim evidenciar de que forma o clima constitui uma força motivacional para o turismo e também que relações se podem estabelecer entre o turismo e as alterações climáticas.
4
Motivações Turísticas
"Crompton (1979) notes it is possible to describe the who, when, where, and how of tourism, together with the social and economic characteristics of tourist, but not to answer the question "why," the most interesting question of all tourist behaviour."
Fonte: Fodness, 1994.
O número de chegadas de turistas a todas as fronteiras do mundo não ultrapassava os 25 milhões nos meados de 1950 (World Tourism Organization UNWTO, 2002), mas no ano de 2009 chegou aos 880 milhões (UNWTO, 2010). Na base deste crescimento, estiveram presentes factores como o desenvolvimento dos meios de transporte e das tecnologias de comunicação e informação, mas também o crescimento económico e o alargamento do tempo dedicado ao lazer. Tem-se vindo a tomar conhecimento da importância e do crescimento do sector turístico, que hoje é considerado uma força principal da economia. O turismo foi um fenómeno que apenas se espalhou após a Segunda Guerra Mundial, e assim sendo o seu estudo não está tão aprofundado como o de outras actividades económicas (SCOTT et al. 2009). Desde sempre que o ser humano sentiu necessidade de viajar para fora da sua residência habitual por várias razões: económica, social e religiosa. Nos dias de hoje, a principal motivação de viajar é encontrar emoções que conduzam ao objectivo da viagem e permanência no destino que o turista elegeu. Podemos então dizer que há quatro motivações para que se faça uma viagem: a física, a cultural, a