Facebooks
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Formadora: Profa. Dra. Núbia Ferreira Ribeiro
Orientador Acadêmico: Prof. Vinícius Borges Alves
Aluna: Rogerio Marcoliuno dos Santos
Polo São Simão
FICHA RESUMO
1) SOLIS. Dirce Eleonora N. Introdução ao Estudo do método científico à Luz de Diferentes Posições Epistemológicas. In: HÜHNE. Leda Miranda. Metodologia Científica: cadernos de textos e técnica. Rio de Janeiro: Agir, 2000. pp. 171-186.
2) MARX. K. O Capital: critica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Economistas). Prefácio da Segunda Edição. pp.15-21.
Lauda do texto-SOlIS. Dirce Eleonora N. Sobre a produção do conhecimento. In HUHNE. Leda Miranda. Metodologia científica: cadernos de textos e técnica. Rio de Janeiro: Agir, 2000. Pp.41-44.
“Na linguagem, na religião, na arte e na ciência, o homem não pode fazer mais do que construir seu próprio universo – um universo simbólico que lhe permite entender e interpretar, articular e organizar, sintetizar e universalizar sua experiência humana” (Cassirer, 2005, p.359)
A produção do conhecimento se dá a partir do momento em que há interação social, idealizando as condições sociais de produção de conhecimento. A influência de diversos fatores é de grande acuidade na investigação do objeto o conhecimento. Seu enfoque abarca as relações sociais envolvidas na produção do conhecimento.
É sabido que, o homem quanto qualquer ser vivo, necessita amoldar-se para garantir sua sobrevivência. Partindo destas premissas sejam elas nas relações sociais simples/empíricas, ou nas complexas, partindo desta relação é que se dá a produção do conhecimento.
Para tanto é necessário possuirmos um conjunto de conceitos estruturados, tendo por finalidade a totalidade do real. Para Solis, o ato de conhecer não é uma interação