Fabricante
Design e função de um turboalimentador: Turbina
Um turbo alimentador por gás de escape é formado por um compressor e uma turbina, que estão conectados por um único eixo. A turbina ao ser acionado pelos gases escape do motor , fornece energia que aciona o compressor . Os tipos de turbo alimentadores mais usados são os compressores radiais e turbinas centrípetas.
Sendo que a turbinas são compostas por rotor e carcaça. Com a queda de pressão dos gases de escape que é restringida pela área de seção transversal de vazão da turbina , é então convertida em energia cinética que ira acionar o rotor da turbina. Sendo que a turbina radial é menos cara que a axial. Nas turbinas radiais ou centrípetas, a queda de pressão dos gases de escape é convertida em energia cinética e então direcionado para o rotor da turbina, essa conversão e efetuada em turbina a gás . Assim é melhoramento de vazão da turbina, e a redução de rentabilidade é mínima.
Quanto maior a quantidade de gases de escape maior a velocidade do motor.
O comportamento característico da turbina é determinado pela área específica de vazão, a seção transversal da garganta, na área de transição do canal de admissão até a voluta.
As características operacionais de uma turbina são descritas por mapas contendo o parâmetro de fluxo plotado em função da razão de expansão na turbina. O mapa de turbina mostra as curvas de vazão mássica e eficiência para várias rotações. Para simplificar o mapa, tanto as curvas de vazão mássica quanto as de eficiência podem ser mostradas por uma curva média.
Para se obter um turbocompressor eficiente, a escolha dos diâmetros dos rotores de compressor e turbina é essencial. A posição do ponto de operação no mapa do compressor dita a rotação do turbocompressor. O diâmetro do rotor de turbina precisa ser bem escolhido, visando maximizar a eficiência na faixa de operação
As turbinas são raramente submetidas a pressão constante de gases de escape. As