FABRICA DE PLASTICO
No início, os consumidores estavam temerosos com um produto tão inovador, e além disso havia a preocupação de alterar seus hábitos e se verem diante de uma indústria de transformação de material plástico.
O plástico interage de modo intenso e diário na vida das pessoas, notamos sua presença nos mais variados sectores e com as mais diversas aplicações. Encontramos o plástico em produtos simples, como também em produtos complexos, que exigem tecnologia de última geração para serem fabricados.
Essa diversidade de usos do material plástico decorre da sua capacidade de substituir materiais de maneira a manter ou, na maioria das vezes, aperfeiçoar o desempenho técnico e a qualidade dos produtos aos quais ele fará parte.
Com o avanço das tecnologias, podemos notar que o plástico está ganhando espaço em outras aplicações, actuando como revestimentos de tubos de exploração e refino de petróleo obtido em águas profundas, como revestimento de aeronaves e foguetes espaciais, em equipamentos de médico-hospitalar ou próteses humanas, em painéis fotovoltaicos; nos chips de identificação de rebanhos e em uma lista imensa de diversos outros exemplos.
Desta forma, podemos enxergar o plástico como uma alternativa para solucionar problemas decorrentes do avanço da tecnologia. Se não fosse o plástico, os produtos electrónicos ainda seriam grandes e pesados, muito diferente dos smartphones e tablets que conhecemos hoje, os automóveis não seriam tão eficientes e económicos em termos de consumo energético, os alimentos não poderiam ser comercializados de um continente para outro em embalagens que prorrogam seu período de validade, não teríamos empresas do ramo hoteleiro a fazerem takeaways de refeições, uso de materiais descartáveis, os pacientes que necessitam usar próteses médicas precisariam realizar periodicamente novas cirurgias para trocá-las devido ao desgaste sofrido com o tempo.
1
Essas situações exemplificam algumas