Extração e Observação do DNA da banana.
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
BIOLOGIA GERAL
ANA CLÁUDIA BASTOS
JAMES SCHULZ
KANANDA SILVEIRA
EXTRAÇÃO E OBSERVAÇÃO DO DNA DA BANANA
SANTA CRUZ DO SUL
2014
EXTRAÇÃO E OBSERVAÇÃO DO DNA DA BANANA
OBJETIVO DA ATIVIDADE
O objetivo geral da atividade é mostrar a importância da química e da biologia. O objetivo é entender os conceitos de genética básica e demonstrar como podemos identificar e extrair o DNA da banana.
INTRODUÇÃO
A química trata de diversas questões, entre elas, questões relacionadas à vida como um todo. Esse ramo é conhecido como bioquímica, onde trataremos de algumas questões relacionadas ao DNA. Os organismos vivos armazenam suas informações genéticas codificadas e contidas nos ácidos nucléicos (DNA: ácido dioxirribonucléico e RNA: ácido ribonucléico). Na molécula de DNA, estão contidas todas as informações genéticas das quais o indivíduo necessita para ser formado.
Na molécula de DNA existem duas fitas longas de nucleotídeos que se enrolam formando uma estrutura de dupla hélice. Essa molécula se auto reproduz e sintetiza o RNA que é uma fita simples que atua na síntese de proteínas. Cada nucleotídeo é composto por um açúcar, uma base e um fosfato, o açúcar é uma pentose do tipo desoxirribose no DNA e ribose no RNA.
As bases são de 4 tipos A (adenina), C (citosina), T (timina), G (guanina) para o DNA. No RNA a base T (timina) é substituída pela base U (uracila). Para as duas fitas se ligarem e enrolarem formando uma dupla hélice, as bases se conectam através de ligações formando pontes de hidrogênio entre as bases complementares (A e T, G e C no caso do DNA e no caso do RNA A e U).
Quando ocorre a duplicação do DNA uma enzima separa as duas fitas da dupla hélice, e a informação contida no DNA é transferida para uma molécula de RNA, essa molécula é muito semelhante ao DNA, porém é constituída de um único filamento e sua função é reproduzir a sequência de um dos filamentos