Extração dos componentes da Cebalena A - Relatório UFRJ

1646 palavras 7 páginas
Introdução ao laboratorio de química.
Modulo 2
Introdução
Existe na química diversos métodos utilizados para separação de misturas, entre eles: filtração, destilação, decantação , entre outros processos. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea (fase única) e heterogênea (duas ou mais fases). A CIBALENA A um comprimido revestido principalmente por 3 princípios ativos. Sendo eles, o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como AAS; para-acetoaminofenol e cafeína. Cada um deles tem sua própria função e estas estão descritas abaixo: - para-acetoaminofeno

Conhecida popular mente como paracetamol, é uma substância orgânica presente em medicamentos para combater a febre e no tratamento de infecções. É um pó cristalino branco ligeiramente solúvel na água, facilmente solúvel no álcool, muito pouco solúvel no cloreto de metileno e no éter.
Massa molar 151.15 g mol-1
Ponto de fusão 168 a 172 °C
Solubilidade em água 12,75 g/L (20 °C)
- ácido acetilsalicílico

Tem fórmula C8O2H7COOH, e é um medicamento classificado como anti-inflamatório, antipirético e analgésico, e também evita a formação de trombos arteriais. Tem como caracteristica ser facilmente solúvel em éter e álcool, no entanto, não dissolve em água..
Massa molar 180.14 g mol-1 Densidade 1,39 g/cm3
Ponto de fusão 135 °C
Ponto de ebulição 140 °C

- cafeína

A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É a droga mais consumida no mundo e é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate. Como medicamento ela potencializa o efeito analgésico.
Ponto de fusão: 238 °C
Massa molar: 194,19 g/mol
Ponto de ebulição: 178 °C
Densidade: 1,23 g/cm³

Neste modulo, como é utilizado

Relacionados