Extinção
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
UFPB/ 2014
EXTINÇÃO: A ORIGEM DA BIODIVERSIDADE
GIBRAN ANDERSON OLIVEIRA DA SILVA
MATRÍCULA: 11401844
1. INTRODUÇÃO
Os processos biológicos evolutivos e ecológicas estão associados a um termo determinante de todos os seres vivos que habitam a Terra - a extinção.
A extinção esta relacionada desde especiação ate a evolução, o surgimento de novos tipos de organismos, espécies determinam o fim de outra, a sua ascendente, o seu ancestral. Todos os seres vivos possuem um ancestral comum e esse ancestral pereceu para dar origem as todas as formas de vidas hoje conhecidas.
Essa característica determina que todo organismo representa uma linhagem evolutiva contínua que se estende há bilhões de anos desde a origem da vida na Terra, enfatizando que todas as espécies são sucessíveis a extinção.
Podendo ser constatado por registros fósseis de muitos grupos de animais e plantas que dominaram um período geológico, determinado pelas camadas geológicas, onde são encontrados, e pereceram sendo substituídos por uma nova linhagem de descendentes mudando o curso da evolução.
Nesse trabalho será citado as principais extinções em massas ocorreram nos períodos geológicos: Ordoviciano, Permiano e Cretáceo e com elas as formulações em relação a extinção e suas evidências.
2 DESENVOLVIMENTO
Ordoviciano
A extinção primeira extinção em massa de grande magnitude ocorrida na Era Paleozoica no fim do período Ordoviciano há 440 milhões de anos atrás, tem causa ainda discutida, suas principais são: o resfriamento da terra, a terra possuía no período ordoviciano três supercontinentes e quatro oceanos, a possibilidade da vida terrestre ainda não existia, mas havia vastidão nos ambientes aquáticos e o movimento das placas tectônicas levando os