extinção operante
-é quando o reforço já não esta mais sendo dado, e a resposta torna se menos frequente; exemplo pombo: você da comida a ele toda vez que ele levantar a cabeça, i simplesmente você para de dar comida e aquele comportamento vai se istinguindo ate chegar uma hora que some.
- é um modo efetivo de remover um operante de um repertorio de um organismo;
-ela é muito mais lenta que o condicionamento operante e por isso o processo pode ser acompanhado facilmente o processo.
-o não reforço de uma resposta leva não somente a uma extinção operante, mas também a uma reação comumente denominada frustação ou cólera. Ex: o pombo que bate as asas e roda e apresenta outros comportamentos emocionais.
- a resistência a extinção não pode ser prevista, é preciso conhecer a história do reforçamento. Ex. do restaurante na pag 77.
*QUE EVENTO SÃO REFORÇADORES
- a única maneira de dizer se um dado evento é reforçador ou não para um dado organismo sob certas condições é fazer um teste direito.
- eventos reforçadores são de dois tipos:
+positivos: consiste no acréscimo de alguma coisa por exemplo: alimento, agua ou contato sexual.
+negativo: consiste na remoção de alguma coisa, por exemplo, Barulho, Luz forte calor extremo, etc.
Tanto no positivo quanto no negativo consiste no aumento da resposta.
Capitulo 5:
*A CONTINUIDADE DO COMPORTAMENTO
-o condicionamento operante modela o comportamento assim como o escultor modela a argila, por mais que pareça que ele produziu algo inteiramente novo, sempre é possível desfazer aquilo e voltar a maça inicial. Assim também um operante é resultado de um contiuo processo de modelagem.