Extintor
Extintor é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir um princípio de incêndio.
Um extintor de incêndio prescinde de cinco condições para se obter êxito quanto a sua utilização. A seguir, analisou-se estas 5 condições:
a) Deve estar acessível;
A Resolução n° 223 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que o extintor de incêndio deve ser instalado, obrigatoriamente, na parte dianteira do veículo, ao alcance do condutor.
Observando um veículo, conclui-se que a resolução foi respeitada, pois o extintor do veículo encontra-se localizado debaixo do banco do condutor. podemos concluir que a primeira condição é satisfeita, visto que o extintor veicular normalmente encontra-se localizado abaixo do banco do passageiro, ao lado do banco do motorista. Convém ressaltar que sua acessibilidade não significa que o extintor esteja rapidamente disponível ao uso, uma vez que o usuário deve soltá-lo das presilhas que o mantém no lugar antes de usá-lo.
O extintor normalmente não fica bem localizado. Você precisa pegar embaixo do banco do motorista ou do passageiro. Já existe uma dificuldade natural do acesso ao extintor. Além do fato de não estar disponível ao uso por estar preso com uma presilha. O extintor também tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.
b) Deve estar funcionando;
Ao adquirir um extintor, não há garantias do seu funcionamento, pois vários fatores podem afetar a qualidade do mesmo, tais como: erro de projeto, ferrugem nos bicos e válvulas causando entupimento, despressurização, ... Por isso é importante na compra, verificar o número do selo do INMETRO, pois ele é a garantia que seu extintor foi recarregado por uma empresa que tem registro no mesmo, isso é muito importante para garantir a qualidade de seu equipamento.
Também não há como testar o