Externalidades (exemplo: fabrica de cimento)
(FÁBRICA DE CIMENTO)
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar um breve conceito sobre externalidades. Como também mostrar sua aplicação, utilizando como exemplo uma fábrica de cimento. Considerando os benefícios e malefícios que envolvem esta atividade, e os custos gerados para os fabricantes e a sociedade como um todo.
2 EXTERNALIDADES
O Princípio da Externalidade sugere que os custos ou benefícios da produção de alguns bens atingem pessoas ou organizações que não estão envolvidas no processo de decisão de produção ou consumo desses bens. Os custos ou benefícios relativos à produção ou ao consumo de determinados bens não são restritos à pessoa ou à organização que os está produzindo ou consumindo.
A externalidade pode ser positiva e/ ou negativa. Ambas serão apresentadas a seguir:
Positiva:
Ocorre quando a produção ou consumo de um bem gera benefícios que não são restritos ao produtor ou consumidor.
Exemplos:
• uma contribuição para a televisão pública beneficia aqueles que não contribuíram;
• uma nova descoberta científica que trata uma doença muito comum;
• pessoas com maior grau de escolaridade se tornam melhores trabalhadores e cidadãos, o que beneficia as pessoas à sua volta.
Negativa:
Ocorre quando a produção ou consumo de um bem gera custos que não são restritos ao produtor ou consumidor.
Por exemplo:
• poluição do ar
• poluição da água
• poluição sonora
• depleção da camada de ozônio
2.1 EXTERNALIDADES DE UMA FÁBRICA DE CIMENTO
Como externalidade negativa pode-se considerar que a indústria do cimento apresenta elevado potencial poluidor. Em todas as etapas do processo.
Os níveis e as características das emissões dos poluentes dependem das características tecnológicas e operacionais do processo industrial, em especial, dos fornos rotativos de clínquer, da composição química e mineralógica das matérias-primas, e da composição química dos combustíveis empregados; da marcha operacional dos fornos de