Expressões artisticas no mundo antigo e medieval
Arte na Pré- História
Arte Rupestre - são os desenhos gravados em rochas e nas paredes das cavernas. Exemplos: cavernas como as da Serra da Capivara, no Piauí, no Brasil.
Período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) – sua principal característica é o naturalismo, pois o artista desenhava aquilo que via: mãos em negativo (feitas com argila nas cavernas), interpretação da natureza, escultura (as mulheres eram as mais representadas, geralmente com ventre e quadris volumosos, seios grandes e a cabeça se juntava ao corpo). Os instrumentos principais usados para fazer as pinturas eram: pinturas óxidos minerais, osso, carvão, sangue de animais etc.
Período Neolítico ( Idade da Pedra Polida_ – Principais técnicas: Técnica de tecer panos, fabricação de cerâmicas, construção das primeiras casas, produção do fogo e trabalho com metais. A arte deixa de ser natural e passa a ser mais geométrica e simples. Monumento em destaque: Stonehenge na Inglaterra.
Arte no Egito Antigo
Arquitetura – As características principais são: solidez e durabilidade, sentimento de eternidade e aspecto misterioso e impenetrável. As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas. Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos que são divididos em três categorias: Pirâmide (túmulo do faraó),Mastaba ( túmulo para a nobreza) e Hipogeu (túmulo para o povo).
Esculturas – Representação dos faraós e os deuses em posição serena, quase sempre de frente, sem demonstrar emoções. Existiam os Usciabtisque eram miniaturas, destinadas a substituir o faraó morto. Os baixos-relevos egípcios, foram também expressão da qualidade superior e cobriam colunas e paredes.
Pintura – Características principais: ausência de três dimensões, ignorância da profundidade, colorido a tinta lisa, sem indicação do relevo e lei do Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente.